Flores da época
15 de março de 2017

A influência das cores no ambiente

As cores tendem a ser de grande influência em um ambiente e até em seu estado emocional. Elas fazem diferenças quando empregada em tonalidade mais viva ou mais suave, quando estão presentes em destaque ou apenas em pequenos detalhes. De maneira geral, cada cor remete uma emoção e sensação, é importante considerar o efeito de tais na hora da escolha na ambientação.

As cores quentes (amarelo, vermelho, laranja e terracota), são vibrantes, estimulam apetite e animo entretanto, essas cores usada em exerço podem causar irritabilidade e ansiedade, o tom das cores devem ser bem dosados. As cores quentes são muito bem utilizadas em áreas de alimentação pois estimulam o apetite, e em áreas de estudo e escritório, pois estimulam atividades intelectuais.

Cores frias (violeta, azul, cinza e verde), são tranquilizantes, refrescantes, trás serenidade e equilíbrio. Ambientes em cores frias (claras), tendem a dar impressão de serem maiores, dão ar de amplitude e luminosidade, por tal motivo são bastante usadas nos quartos, banheiros, e salas.

Embora não há regras fixas pra uso das cores é importante destacar que pra defini-las adequadamente, tem que ser levado em consideração o ambiente e sua função. Porém, ressalta-se que tem que haver um equilíbrio e similaridade entre as cores. Nem sempre é uma boa opção deixar o ambiente todo monocromático, podendo deixá-lo com ar tedioso e sem graça.

Deve-se dispor as cores em um ambiente de acordo com o tipo de estado emocional ao qual você quer provocar nas pessoas que irão frequenta-lo.